Sob o título "Estratégia Comum do Espaço MAC como referência do desenvolvimento de Estratégias RIS3 transregionais", o principal objetivo do projeto RIS3-Net2 é transformar o Espaço MAC em uma referência para o desenvolvimento e implementação efetiva da Estratégia Transregional de Especialização Inteligente. Para isso, no projeto desenvolve-se o Processo de Descoberta Empresarial (é empresarial ou empreendedora???) que permite definir um plano de ação da Estratégia de Especialização Inteligente conjunta RIS3-MAC, além de desenvolver ações-piloto em cada área prioritária, ações de conscientização e de formação, que alimentarão outras atividades transversais.

prpr

Áreas prioritárias

Turismo
Agroindústria
Marítimo
Biossustentabilidade
Saúde
TIC
RIS3-Net2

Linhas de trabalho prioritárias propostas no RIS3-Net2

  1. Valorizar a análise e o planeamento desenvolvidos na elaboração da Estratégia de Especialização Inteligente do Espaço MAC através das ações específicas.
  2. Posicionar o Espaço MAC como referência no desenvolvimento de Estratégias de Especialização Inteligente, sendo que este projeto é o primeiro a realizar esta cooperação entre três regiões.
  3. Levar à sociedade da Macaronésia o conhecimento das implicações de uma RIS3, e da existência e importância da Estratégia de Especialização Inteligente do Espaço MAC, para conseguir um maior alinhamento dos projetos com as prioridades de desenvolvimento estabelecidas e maior participação dessas regiões em projetos de cooperação, etc.
PROJETO

O projeto (com código MAC2/5.11a/246) é cofinanciado pelo Programa de Cooperação Interreg MAC 2014-2020, e corresponde ao Eixo 5: Melhorar a capacidade institucional e a eficiência da administração pública.

O RIS3-Net2 tem uma duração de 36 meses e visa dar continuidade e fortalecer o processo de cooperação inter-regional para o crescimento inteligente das regiões do Espaço MAC, iniciado pelo projeto RIS3-Net, aprovado na primeira convocatória do INTERREG MAC 2014- 2020.

O RIS3_Net2 encontra-se em alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), sendo de especial relevância para os seguintes:

pr

8


Trabalho Decente e Desenvolvimento Econômico
pr

9


Indústria, inovação e infraestrutura
pr

17


Alianças para atingir os objetivos

A Agência Canária de Investigação, Inovação e Sociedade da Informação (coloca o nome em espanhol), ACIISI, do Governo das Canárias é o chefe de fila de um consórcio composto por sete parceiros, entre os quais o Instituto Tecnológico das Ilhas Canárias (coloca em espanhol), ITC, uma entidade pública de I+D+i vinculado ao Ministério da Economia, Conhecimento e Emprego (nome em espanhol) do Governo das Ilhas Canárias.